terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dicas do colo de mulher contra Olheirars


Hereditariedade

Assim como as varizes, olheiras geralmente têm características herdadas. Se você tem olheiras, então há boas chances que outros na sua família também tenham. A pele abaixo dos olhos é muito fina. Quando o sangue passa pelas veias maiores perto da superfície da pele pode produzir uma cor azulada. Quanto mais transparente for a sua pele -- também uma característica hereditária -- mais escura será a aparência das olheiras.

Até em pessoas de pele mais escuras, a exposição ao sol, especialmente durante o Verão, pode causar um nível acima do normal de pigmentação (melanina) abaixo dos olhos. As pessoas ficam bronzeadas porque a exposição ao sol aumenta a pigmentação natural da pele. O mesmo princípio se aplica à pele abaixo dos olhos.

Alergias, asma e eczema

Qualquer condição que cause coceira nos olhos pode contribuir para as olheiras devido ao esfregar da pele. Algumas alergias a alimentos também podem causar o aparecimento de olheiras.

Gravidez e menstruação

A pele também pode ficar mais pálida durante a gravidez e menstruação devido à falta de ferro, o que mais uma vez permite que as veias sob os olhos fiquem mais visíveis.

Idade

Se você tem propensão a ter olheiras, à medida que envelhece elas provavelmente ficarão mais visíveis e permanentes. Excesso de camadas de pele sob os olhos também farão as olheiras mais pronunciadas.

Há muitas causas para as olheiras como a falta de sono, deficiência de vitamina k, hereditariedade e machucados.



Dicas do colo de mulher

Para prevenir
Pode investir no uso diário de filtro-solar com FPS de fator 15, no mínimo, ao redor dos olhos. “É uma região de fácil pigmentação, por isso a exposição solar agrava o problema”, explica Luciane. Use o mesmo protetor que costuma aplicar no rosto desde que seja “testado oftalmologicamente” para não agredir as pálpebras e os olhos. Algumas versões do produto, em forma de bastão, são específicas para a região.

Para tratar

Com laser
Nos consultórios médicos, o tratamento líder é a Luz Intensa Pulsada. “O laser destrói os vasinhos, atinge o pigmento e clareia as manchas”, explica Luciane. O número de sessões varia de acordo com cada caso, mas são indicadas em média três sessões. Ficar sem as indesejadas marcas, pesa no bolso. O custo gira em torno de R$ 400 a R$ 600 por sessão.

A técnica provoca um certo desconforto. Após o procedimento, o local fica dolorido até as duas primeiras horas e inchado durante dois dias. Mas os resultados valem pelo sacrifício. A melhora das olheiras é de 80% com o tratamento. O ideal é fazer uma manutenção a cada dez meses.

Com creminho
Outra opção de ataque é o tratamento com substâncias clareadoras específicas que melhoram a microcirculação local. Cremes à base de ácido kójico, ácido glicólico ou arbutim proporcionam a melhora de 50% das olheiras. “As fórmulas também podem levar substâncias como a hidroquinona e a vitamina K, mas elas costumam causar irritação na região”, diz Luciane.


Receitinhas caseiras
Para aqueles dias em que o cansaço acentua as olheiras, uma compressa gelada com chá de camomila é a mais velha conhecida das mulheres. Mas sem ficar muito tempo sobre a pele, para não irritar. O Kyron Spa, de São Paulo, selecionou outras três receitinhas para aplacar as sombras do olhar.

Máscara natural de pepino
Ingredientes:
01 xícara de mel
01 pepino médio fatiado bem fininhas (gelado)
Limpe o rosto com água morna e seque com um lenço de papel. Aplique o mel pelo rosto e massageie por 15 minutos. Retire o mel com uma toalha úmida e morna e seque com lenço de papel. Coloque as finas fatias de pepino gelado no rosto (todo) e pescoço e deixe por 15 a 20 minutos. Esse tratamento dá a sensação de refrescância, enquanto firma a pele, descongestiona e repõe a hidratação natural.

Trouxinhas de batatas para a área do olhos
Ralar 1 batata orgânica crua e gelada e fazer 2 trouxinhas com guardanapo de tecidos.
Com a pele devidamente limpa, colocar uma trouxinha sobre cada olho por 15 minutos.
A batata é rica em vitaminas C e B-complexos e minerais, antioxidantes ótimos para a pele do rosto. A batata também ajuda no combate a irritações da pele.

Tônico de chá verde
100g de folha de chá verde
500ml de água em temperatura ambiente (previamente fervida)
Deixar as folhas descansando na água durante uma hora. Espremer bem as folhas e guardar a água em garrafa previamente esterilizada.
Com propriedades anti-sépticas, é ótimo para olhos cansados.

Disfarce com maquiagem
O grande aliado para camuflar e levantar a expressão é o corretivo. “O tom do produto deve ser o bege mais próximo da pele”, recomenda Wander Fernandes, maquiador da Dermage. Aplique o produto com leves batidinhas nas pálpebras e abaixo dos olhos. Veja mais dicas sobre corretivos aqui.

Alguns cosméticos jogam contra elas. Fuja das sombras escuras que aprofundam ainda mais a região côncava do olho. Aposte nos tons claros, como pérola, rosados, terrosos naturais, que iluminam. Lápis preto na parte inferior dos olhos também dá um ar borrado e acende as olheiras.
Anterior