segunda-feira, 9 de agosto de 2010

dieta dos pontos dos pontos povo falar né....


Apesar das diversas dietas que entram e saem de moda, a dieta dos pontos é um das mais conhecidas. Essa dieta é muito fácil, pois não restringe nenhum alimento, nem mesmo os mais calóricos como os doces. Ao invés disso, a dieta segue uma tabela que converte os valores calóricos dos alimentos em pontos, mas é claro que tem um limite.

Para eliminar até 4 quilos em um mês, o ideal é consumir um total de 320 pontos por dia. Como cada ponto vale 3,6 calorias, são quase 1200 calorias liberadas diariamente.

A idéia é que a pessoa consuma os alimentos que gosta, desde que numa quantidade adequada e que os pontos não sejam ultrapassados. Por isso, o controle dos alimentos tem de ser bastante rigoroso, é preciso anotar e contar ponto a ponto de absolutamente tudo que for consumido durante o dia. Ou seja, você pode sim comer chocolate, mas terá de compensar no decorrer do dia optando por alimentos que valem menos pontos, como as frutas, por exemplo.

Se por um lado não precisar deixar de lado alguns alimentos torna a dieta dos pontos mais atraente, por outro é preciso ficar atenta para manter uma dieta balanceada. Os alimentos do cardápio devem ser distribuídos proporcionalmente entre carboidratos, gorduras e proteínas. Especialistas indicam que o ideal é reservar entre 160 e 176 pontos para os carboidratos como pães, massas, cereais, frutas, legumes e verduras. Já para as proteínas presentes nas carnes, leite, queijo, iogurte e grãos, o total deve ser entre 33 e 50 pontos. As gorduras podem somar até 96 pontos. Lembre-se que além do óleo, azeite, manteiga e castanhas a gordura está embutida em diversos alimentos.