quarta-feira, 27 de outubro de 2010

depressão pos parto



O maior sonho de uma mulher e engravidar e dar a luz a uma linda criança, mas quando a mulher fica grávida ela passa por várias modificações em seu organismo, pois o mesmo tem que se acostumar com o que está acontecendo, afinal isso é uma coisa a qual o seu organismo não está altamente acostumado, por mais que ele tenha sido montado par isso. Só com uma ótima orientação psicológica ajuda as gestantes a agüentar as centenas de emoções as quais a mulher irá enfrentar durante todo período de gestação e além de ajudar isso ajuda com a mulher não tenha depressão pós-parto o que acontece geralmente com mães adolescentes que se recusam a cuidar de seus filhos e até mesmo por mulheres mais maduras. Além de ter um acompanhamento com um ginecologista e um obstetra é indicado em alguns casos um acompanhamento com psicólogo ou então um psicanalista, afinal tudo aquilo que está acontecendo é completamente novo para ela. O acompanhamento psicológico ajuda no preparo para um bom parto, faz com que a mulher consiga aceitar a sua maternidade e também mudar o seu estilo de pensar e até mesmo prevenir a depressão pós-parto. Muitas mulheres após ter tido seus bebês começam a apresentar sintomas de tristeza e isso se inicia logo na primeira semana após o nascimento do bebê. Os principais sintomas são tristeza, a mulher chora muito, o seu humor está totalmente deprimido, tem uma imensa irritação com qualquer coisa, tem lapsos de memória e ainda possui uma ansiedade bastante excessiva. Quando a mulher tem um bebê ela e sua família precisar se readaptar com a realidade, pois eles estão vivendo um mundo de descobertas, cobranças e um novo ser que está por vim. O ideal é a gestante começar a sentir um amor e um carinho enorme para conseguir aceitar a gravidez e o bebê que está por vir. Para evitar à depressão pós-parto a gestante precisa de apoio tanto dos amigos quanto dos familiares, principalmente. A gestante deve se cuidar e até mesmo conversar com a mãe, a sogra e mulheres que já passaram por essa experiência anteriormente. O ideal é conversar, não se fechar par o mundo exterior, desabafar com o marido, caminhar, procurar orientação médica, meditar, relaxar, ter uma boa alimentação, dormir mais e fazer exercícios físicos leves.

Vários fatores podem ser mencionados como possível causa de depressão pós-parto como:

Fatores biológicos

São resultantes de grande variação nos níveis de hormônios sexuais (Estrogênio e Progesterona) circulantes e de uma alteração no metabolismo das catecolaminas causando alteração no humor, podendo contribuir para a instalação do quadro depressivo.

Fatores psicológicos

São os originados de sentimentos conflituosos da mulher em relação a sim mesma, como mãe, ao bebê, ao companheiro e outros.

Outro é a situação social e familiar da mulher gerando sobrecarga, também podem desencadear esses distúrbios.

Sintomatologia

É um distúrbio emocional comum, podendo ser considerada uma reação esperada no período pós-parto imediato e que geralmente ocorre na primeira semana depois do nascimento da criança. Esses sintomas incluem crises de choro, fadiga, humor deprimido, irritabilidade, ansiedade, confusão e lapsos curtos de memória.

Psicose Puerperal e Depressiva Crônica

Na psicose puerperal, os sintomas aparecem nos três primeiros meses pós-parto e são mais intensos e duradouros, com episódios psicóticos, necessitando acompanhamento psicológico e internação hospitalar.

A síndrome depressiva crônica é um episodia depressivo e não psicótico, com humor disfórico, distúrbio e sono, modificação do apetite, fadiga, culpa excessiva e pensamentos suicidas. O tratamento deve ser psicológico e medicamentoso, pois os sintomas podem persistir por até um ano.