quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Mulher cuidado com a saúde emocional


* Sinais de estresse funcionam de forma diferente no cérebro de homens e mulheres, de acordo com cientistas da EE UU
* As mulheres são mais sensíveis a ao níveis baixos de um hormônio que organiza a resposta ao estresse em mamíferos
* Elas são menos capazes de se adaptar a níveis mais elevados do que os homens

Os maiores índices de ansiedade e depressão, doenças que prejudicam a saúde psicológica e que ocorrem mais entre as mulheres, poderiam ter uma base biológica, de acordo com um estudo realizado em animais por pesquisadores do Children’s Hospital of Philadelphia, Estados Unidos, publicado na revista Molecular Psychiatry.

É sabido que as mulheres têm uma maior incidência a depressão, transtorno de estresse pós-traumático e ansiedade. Especificamente, eles descobriram que os sinais de estresse no trabalho funcionam de forma diferente no cérebro de homens e mulheres, sendo as mulheres mais sensíveis aos níveis baixos de um hormônio que organiza a resposta ao estresse em mamíferos, o fator de liberação de corticotropina (CRF, por sua sigla em Inglês) – e menos capazes de se adaptar a níveis mais elevados do que os homens. No entanto, até agora, são desconhecidos os mecanismos biológicos subjacentes que as diferenciam dos homens.

De acordo com a autora principal deste trabalho, Rita J. Valentino, um neurocientista comportamental no Children’s Hospital of Philadelphia, esta é a primeira evidência de que “existe uma diferença entre os sexos em como neurotransmissores e receptores de sinais os recebem”.

A equipe Valentino examinou os cérebros de um grupo de ratos, que responderam a um teste de natação forçada e descobriram que no cérebro de ratas, os neurônios teriam receptores de IRC que saltavam com mais potência, dando mais sinal aos celulares do que os ratos machos, assim, a resposta foi maior nas mulheres com IRC.

“Este é um estudo em animais e não podemos dizer que o mecanismo biológico é o mesmo em seres humanos,” Valentino sublinhou, acrescentando que outros mecanismos desempenham um papel na resposta ao estresse para os seres humanos. No entanto, acrescenta, “este achado pode ser relevante para a compreensão da biologia humana